sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cadeia já para esse cretino

Dez anos de impunidade - Hoje faz dez anos que o jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves matou com dois tiros, um deles pelas costas, a ex-namorada Sandra Gomide, também jornalista. Pimenta nunca negou o assassinato mas, mesmo condenado desde 2006, até hoje jamais cumpriu um dia da pena. Ele está livre esperando o julgamento dos recursos nos tribunais superiores. Já conseguiu reduzir a pena de 19 anos e meio para 15 anos de prisão. Mas ainda quer anular o julgamento.

Para João Gomide, de 72 anos, pai de Sandra, o tempo se arrasta com crueldade: depois da morte da filha, teve câncer no intestino, problemas nos ossos e uma cardiopatia que provocou três pontes de safena. -“Eu quero passar a acreditar na Justiça brasileira, mas até agora não estou acreditando” A mãe da jornalista, Leonilda, desenvolveu distúrbio bipolar grave, com períodos de depressão e internações em clínicas. Chegou a ficar dez meses em coma por causa de uma embolia pulmonar. Mal se levanta da cama. -"Tem dia, à noite, que me dá vontade de morrer. Já até propus para a minha mulher: -“Vamos tomar nós dois chumbinho, dar um tiro na testa, sei lá. Mas minha mulher não aceita isso. E eu não posso deixá-la sozinha”. Os dois usam andadores dentro de casa.

Os bens e o dinheiro minguaram com os tratamentos médicos, as despesas com advogados, além de alguns golpes financeiros. Era Sandra quem zelava pelo patrimônio dos pais. Dona Leonilda não pode falar sobre a filha porque chora muito e agrava sua depressão. À noite, conta Gomide, ela conversa com Sandra, vê a filha: -“Ela diz que é espírito. Não acredito. Só acredito em Deus. Não acredito em nada. Muito menos na Justiça brasileira. Nessa, nunca. Acho que vou morrer sem ver Pimenta preso. Ele está condenado, mas não foi preso”.

O advogado dos Gomide, Sergei Arbex, entrou esta semana com pedido no Supremo Tribunal Federal para que o mais recente recurso de Pimenta seja julgado com celeridade. -“ Os Gomide estão idosos, Pimenta também. Esse é o argumento para que o caso seja julgado rapidamente. No STJ (Superior Tribunal de Justiça), eles perderam, agora está nas mãos do ministro Celso de Mello. A advogada de Pimenta Neves, Maria José Freire, critica a medida do advogado. Para ela, Arbex está se aproveitando da data, que faz lembrar o caso (transcrito de O Globo).


Você acredita que um dia Pimenta Neves cumprirá a pena? Você acredita na Justiça brasileira? É um absurdo que esse cara esteja solto! O caso de Pimenta Neves é emblemático, o exemplo maior da impunidade que mantém os assassinos de mulheres fora das grades ou com penas abrandadas. Nessa sacanagem toda, lendo diariamente na mídia - há muitos anos - as maiores aberrações em todos os setores, eu só quero é distância de hospitais, delegacias e tribunais.

Nenhum comentário: