domingo, 11 de maio de 2008

Manchester United Football Club

No próximo dia 21, uma quarta-feira, pela primeira vez na Rússia, no Estádio Luzhniki, em Moscou, com a bola "Finale Moscow" especialmente para a partida feita pela Adidas, acontecerá a finalíssima da Liga dos Campeões da UEFA 2008. Vão disputá-la dois clubes ingleses, o Chelsea, de Londres - atrás de sua primeira taça continental - e o Manchester United, em busca da terceira. É do clube mais rico do mundo que vamos falar hoje. O Manchester United FC (geralmente abreviado para Man United, Man Utd ou apenas Man U, pronunciado man-iú) está sediado em Old Trafford, na Região Metropolitana de Manchester. Foi criado em 1878, por trabalhadores de uma companhia ferroviária, para jogar contra outros departamentos da empresa. Na década de 50 tinha um dos melhores times de sua história quando o avião que levava atletas da equipe caiu, em 6.fev.58, matando vinte e duas pessoas, entre elas sete jogadores, no que ficou conhecido como o “desastre de Munique”.
A temporada de 1998/99 foi a mais vitoriosa da história do clube, quando ganhou a "tríplice coroa": campeão inglês, da Copa da Inglaterra e da Liga dos Campeões da UEFA (pela segunda vez), o que lhe deu o direito de participar da Taça Intercontinental, em Tóquio. Uma vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras (de Marcos, Paulo Nunes, Zinho e Alex, entre outros) deu ao clube inglês o seu único título mundial. O clube é conhecido no mundo inteiro como os “Red Devils” (Diabos Vermelhos) e, em 1994, foi escolhido para mascote um diabinho vermelho chamado Fred. O jogador mais famoso do time e um dos maiores ídolos da Inglaterra é o atacante Bobby Charlton, campeão do mundo pela Inglaterra em 1966 e goleador máximo do Manchester, com 249 gols em 759 jogos. Outros grandes ídolos foram os atacantes Duncan Edwards (que morreu no acidente de Munique, aos 21 anos), George Best, o escocês Denis Law, Bryan Robson, o francês Eric Cantona, e o goleiro Peter Schmeichel (titular de 1991 a 1999). Uma das maiores revelações foi o meio-campista inglês David Beckham, com a camisa sete, que defendeu a agremiação de 1993 a 2003. Atualmente, o dono da camisa sete e ídolo maior do time é o português Cristiano Ronaldo. Mas o principal responsável pelo sucesso do time é o técnico sir Alex Ferguson, há inacreditáveis 23 anos no cargo e sem qualquer indício que dele vá sair tão cedo.

O Manchester United tem o maior patrocínio da Europa, do grupo de seguros AIG , com duração de quatro anos e valor de 56,5 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 211 milhões). Em 2005 o Manchester United foi vendido ao milionário americano Malcolm Glazer, por mais de 800 milhões de libras. Seu estádio, Old Trafford, apelidado de "Teatro dos Sonhos", por Bobby Charlton, é o segundo maior da Inglaterra. Após as obras de modernização, o estádio teve sua capacidade aumentada para 76.000 espectadores. Famoso pela sua média de público de 75 mil torcedores por jogo (a maior do mundo), o Manchester United praticamente não vende bilhetes para os jogos em Old Trafford, sendo estes comprados basicamente no inicio da temporada pelos sócios mais antigos. Existem filas de 4 anos de sócios só para poderem adquirir um season ticket (ingresso válido para uma temporada inteira), que pode rondar a quantia de 2000 euros. O Manchester United tem cerca de 150.000 sócios. É um dos poucos clubes de futebol do mundo a ter seu próprio avião para transportar seus jogadores e comissão técnica. O modelo é um AirBus A320, mais conhecido como Red Devil A320. A aeronave é toda pintada de vermelho com imagens dos craques do elenco do clube inglês, como os atacantes Rooney, Cristiano Ronaldo, o coreano Park Ji Sung, o argentino e Carlito Tevez, além do técnico Alex Ferguson. Em patamar local, o Manchester City é o grande rival do United na cidade e juntos fazem o clássico City x United. Entretanto, uma rivalidade mais intensa é nutrida contra o Liverpool, sendo a recíproca também verdadeira: em geral, os torcedores do Liverpool odeiam mais ao United do que o rival citadino, o Everton (fonte: Wikipedia e outras). Saiba mais do clube em http://www.manutd.com/

Nenhum comentário: