quarta-feira, 21 de julho de 2010

Plantão médico

Um médico, que sempre trabalhou no meio rural, achou que tinha chegado a hora de se aposentar depois de ter exercido a medicina mais de cinquenta anos! Para ocupar o seu lugar, encontrou um jovem médico e sugeriu ao recém diplomado que o acompanhasse nas visitas domiciliares para que as pessoas se habituassem a ele progressivamente.
Na primeira casa, uma mulher queixou-se que lhe doía muito o estômago. O velho esculápio respondeu-lhe: -'Sabe, a causa provável é que você abusou das frutas frescas… Por que não reduz a quantidade que consome ?
Quando eles saíram da casa o jovem disse: -'O senhor nem sequer examinou aquela mulher… Como conseguiu chegar ao diagnóstico assim tão rápido?
-'Oh, nem valia a pena examiná-la…. Você notou que eu deixei cair o estetoscópio no chão? Quando me abaixei para apanhá-lo, notei que havia meia dúzia de cascas de mangas, um pouco verdes, na lata de lixo. É provável que isso tenha lhe causado as dores estomacais. Na próxima visita você se encarrega do exame.
-'Humm! - disse o jovem médico - Que esperteza! Eu penso que vou tentar empregar essa técnica. Na casa seguinte, eles passaram vários minutos a falar com uma mulher ainda nova. Ela queixava-se de uma grande fadiga: -'Eu me sinto completamente sem forças… O jovem médico disse-lhe então: -'Você deu provavelmente muito de si para a igreja… Se reduzir essa atividade, talvez recupere um pouco de sua energia.
Assim que deixaram aquela casa, o velho doutor disse para o novo: -'O seu diagnóstico surpreendeu-me… Como é que chegou à conclusão que aquela mulher se dava de corpo e alma aos trabalhos religiosos? -'Eu apliquei a mesma técnica que o senhor me indicou. Deixei cair o meu estetoscópio e, quando me abaixei para o apanhar, vi o padre debaixo da cama... (colaboração de Paula C.K.P.)

Nenhum comentário: