O meio acadêmico prima também pela inovação, avanço tecnológico e cultura (ou assim esperamos que seja). Tudo se tornaria, então, perfeito se o estudo transcorresse num campus de sonho pensado ao pormenor para os estudantes. A empresa de arquitetura SmithGroup tornou esse sonho realidade quando ganhou o concurso para o novo campus de Ciências Marinhas do Pohang Institute of Science and Technology (Postech), em Uljin, na Coreia do Sul.
Projetado como uma onda - "uma forma natural, quer em terra, quer no mar" é o conceito - o design do campus aproveita a beleza natural do local, dispersando os estudantes pelo campus e juntando o artificial às características geológicas do local escolhido. O novo espaço para os estudos marinhos inclui salas de aula, edifícios de pesquisa, residências para os estudantes e administração central. Localizado a 50 milhas do campus central e com 300 mil metros quadrados, vai estar numa zona montanhosa da costa leste do país, ao lado do mar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ35J7CwDz1Yx5qJaVuJkbX4-MMQa2-qSUI3f46IT6SIl0wkuaZXPOQLFyXtNpC-EPQ8eP1nwP14XO5qrMpeA5eWSObhFUKAEx5W6Ohayqy1CNThnc6koRkW7jNKtMr1XrMNflLQGwNaA/s640/Foto+2.jpg)
Desenhados para serem construidos na encosta da montanha, os edifícios vão deixar o vale a descoberto, preservando o seu valor ecológico: esta última parte será aproveitada para um parque com caminhos, zonas verdes e áreas de recreação. Por exemplo, na parte ocidental do espaço, o antigo reservatório para a agricultura vai ser transformado num lago abastecido com a água proveniente das colinas, que percorrerá parte do campus e da zona residencial do vale.
Outro aspecto de relevo para esta proposta que tem por base a sustentabilidade é o telhado das instalações. Composto por uma superfície contínua que liga diferentes zonas, a parte exterior será constituída por vegetação e irá moderar a luz que penetra nos edifícios para utilizar o máximo de luz natural possível. O Postech terá um anfiteatro destinado a concertos e outros eventos de entretenimento na colina ao norte, numa posição central do campus, e incorporará uma escadaria para ligar as residências ao parque do vale. Com um campus assim, quem sequer pensará em abandonar os estudos?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0NPnB6VcXIntttS5g9Qiv40gga5upbLi7GlihC7mSIGhmzitgISyaN6e8u2Ls2FMMQCR9o4U4N1tMZDy5A6Ehh8nz6zdReyeGLDwQmaG_Tf7zdpauiA-8acjCZqUFGVaUlHv94PB7iI4/s640/Foto+3.jpg)
Veja outros projetos dos arquitetos na área de educação na página do Smith Group
Artigo postado por Diana Guerra em Obvious, na seção Arquitetura, em 25.out.10
Nenhum comentário:
Postar um comentário