domingo, 10 de outubro de 2010

Aprecie o sabor


A cerveja Hahn é fabricada pelo grupo Lion Nathan / National Foods, líderes na Australásia na produção de cervejas, vinhos, espumantes etc (Lion Nathan) e na produção de leite, iogurtes, sucos, queijos etc (National Foods).

'Australásia' é a região que inclui a Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia. Esta designação, que significa “Ásia do sul” foi inventada por Charles de Brosses na sua Histoire des navigations aux terres australes (1756) para a diferenciar da Polinésia e do sudeste do Oceano Pacífico (a região Magelânica, relativa ao Estreito de Magalhães). Veja nota abaixo.

Por vezes, o termo Australásia é usado para referir o conjunto da Austrália e da Nova Zelândia, mas os neozelandeses estão contra esta designação, que dá mais força à Austrália e preferem o termo Oceania, que é também o usado no Brasil.

Do ponto de vista da biologia, a Australásia é uma região natural com uma história evolucionária comum e um grande número de espécies endêmicas de plantas e animais. A linha de divisão desta região biogeográfica e a Ásia é a 'Linha de Wallace', que representa igualmente a fronteira antre as duas placas tectônicas australiana e euroasiática. (fonte: Wikipedia)

Nota: Se você gosta de ler sobre aventuras, procure em sebos o livro "O farol no fim do mundo", ed. 2005, escrito por Júlio Verne, em 1905, que conta a história das lutas de um vigia de farol construído pela Argentina numa ilha em Ushuaia, bem na extremidade da América do Sul, justamente a região Magelânica acima citada, contra um bando de piratas.

Este farol efetivamente existe: é o farol San Juan del Salvamento, o mais antigo da Argentina (1884) e está localizado na costa norte da ilha dos Estados sobre as falésias do Monte Richardson (900 m). O problema é que, algum tempo depois, percebeu-se que a localização do farol não era a melhor (a presença de ilhas próximas obstruía a sua visão) e colocaram-no fora de serviço, tendo sido substituído pelo farol Ano Novo, na ilha Observatório, alguns quilômetros ao norte. Em 1998, um grupo de franceses atraídos pela história do farol ligado à obra de Verne, reconstruíram-no com a ajuda do Serviço Hidrográfico Naval. Atualmente funciona por meio de painéis solares.

Ou então você pode tentar ver o filme de mesmo nome (em inglês, The Light at the Edge of the World) que foi realizado em 1971 e estrelado por Kirk Douglas, Yul Brynner, Samantha Eggar, Fernando Rey e Renato Salvatori. Curiosamente, as locações externas foram feitas na Espanha, no farol do Cabo de Creus, na Catalunha, no extremo oriental da Península Ibérica, sobre o mar Mediterrâneo. Uma ressalva: eu não lembro muito bem desse filme, mas guardo dele uma idéia de ser trash... Isso é o que dá ficar bebendo cerveja.

Nenhum comentário: