O Túnel da Base do Gotthard (GBT) é um túnel ferroviário sob os Alpes na Suíça. Com 57 km de comprimento, no total de 152 km de túneis, poços e passagens, quando estiver pronto o GBT será o mais longo túnel ferroviário do mundo, superando o túnel submarino de Seikan, no Japão. O projeto, que absorverá quase dez bilhões de dólares, consiste de um túnel com duas faixas. É parte do projeto AlpTransit (a última figura abaixo), também conhecido como New Railway Link through the Alps - NRLA ('Nova linha de trem através dos Alpes'), que inclui o túnel de base de Lötschberg, entre os cantões de Berna e Valais. Ele ignora o traçado da Gotthardbahn (estrada de Gotardo), do século XIX, uma rota de montanha sinuosa através do maciço de São Gotardo e estabelece uma rota direta utilizável por comboio de alta velocidade e trens de carga pesada.
O túnel São Gotardo e o túnel Zimmerberg são a parte norte do eixo Gotthard do projeto Alptransit. No mapa acima estão em amarelo os túneis principais, em vermelho, as principais vias existentes, e os números representam o ano de conclusão.
Depois que 64% dos eleitores suíços aprovaram o projeto AlpTransit (abaixo) por meio de um referendo em 1992, começou a construção do túnel em 1996. Os trabalhos de perfuração do túnel foram concluídos nesta sexta-feira (15.out.10), quando se encontraram as frentes de trabalho que vinham do Sul e do Norte, em cerimônia transmitida ao vivo pela televisão suíça. O GBT deverá ser inaugurado e aberto ao tráfego o mais tardar em 2017, quando o tempo da viagem Zurique-Milão passará a ser de uma hora (em vez das quase quatro horas atuais) e será possível ir de Zurique para Lugano em 1 hora e 40 minutos.
Fonte: Wikipedia
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