quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Atitudes corretas e responsáveis em favor da Natureza

A Educação Fazendo a Diferença
Aquecimento global, desertificação, desmatamento, pesca predatória, poluição, perda de biodiversidade e escassez de água. Quem já não ouviu falar destes problemas? Não é de hoje que vemos estes temas tratados diariamente na mídia. E isso geralmente nos trás um sentimento de impotência diante da sensação de que nada podemos fazer de forma individual.
Mas é um engano. Excetuando quesitos globais, muitas questões podem sofrer interferências locais. Ou seja, nossas ações individuais, que não requerem grande esforço para serem colocadas em prática, podem fazer diferença. Que tal começarmos com três atitudes simples de educação e consciência que podem facilmente ser assumidas por todos?

1 – Evite o desperdício de água em sua casa - Ações simples e diárias, que dependem apenas da sua conscientização, podem racionalizar o desperdício e proporcionar grande economia de água. Veja os exemplos abaixo.
  • Escovar os dentes - Fechar a torneira enquanto se escova os dentes, usando a água de um copo para enxaguá-los, pode proporcionar uma economia de até 11 litros.
  • Barbear - Fechar a torneira enquanto a água não estiver sendo utilizada para lavar as lâminas pode proporcionar uma economia de até 10 litros.
  • Tomar banho - Fechar o chuveiro enquanto se ensaboa corpo e cabelos, diminuindo o tempo de banho a 10 minutos no máximo, pode proporcionar uma economia de até 90 litros.
Ou seja, com ações simples como essas você pode economizar mais de 100 litros de água por dia em sua casa. Pense nisso!

2 – Não jogue lixo na praia - Todos nós gostamos de frequentar uma praia limpa com a areia branquinha, mas poucos sabem que mantê-la limpa vai além do aspecto puramente visual. Canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas e sacos plásticos descartados de forma incorreta poluem os oceanos e podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.
Na próxima vez que for à praia, seja educado e consciente. Não custa nada levar um saco plástico para jogar seu próprio lixo e quando for embora levá-lo com você para ser descartado corretamente na lixeira.

3 – Seja um consumidor responsável - Se você soubesse que as maças estão acabando, não trocaria seu consumo por outras frutas? Pois é, existem diversas espécies de peixes e cações que estão acabando e sua não extinção depende de ações simples e imediatas de consumo responsável. A conscientização dos consumidores pode contribuir para a queda na demanda e no comércio. Basta parar de consumir essas espécies e substituí-las por outros peixes marinhos, por peixes de água-doce provenientes de criações sustentáveis, como salmão, truta, tambaqui e tilápia, ou por outros tipos de carne.
Artigo de Marcelo Szpilman, diretor do Instituto Ecológico Aqualung

Nenhum comentário: