segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Coprologia histórica

Esta rara e pouco conhecida aquarela foi feita pelo artista francês Jean Baptiste Debret entre 1817 e 1829 e consta do livro de Pedro Correia do Lago "Debret e o Brasil", lançado recentemente pela Editora Capivara, onde são reproduzidas mais de 1.300 obras de Debret, muitas delas inéditas.

É este o primeiro registro iconográfico de um mau hábito carioca, o de urinar na rua, onde bem lhe aprouver. Tudo bem que o cara retratado é um português, mas os tupiniquins aprenderam direitinho... A aquarela pertence a Jean Boguici. (Colaboração de Augusto T.P.)

E se, quase 200 anos depois, algum pintor quiser continuar desenvolvendo o mesmo tema não precisará ir muito longe. Nem bem o carnaval começou e os mijões já botaram o bloco - e muita urina - nas ruas do Rio. No último fim de semana que antecede os festejos de Momo, leitores flagraram foliões se aliviando em árvores, muros e até atrás de banheiros químicos durante os desfiles do 'Simpatia É Quase Amor', no sábado (26), e do 'Suvaco de Cristo', neste domingo (27).

Na orla de Ipanema, na Zona Sul, os banheiros químicos foram utilizados do lado errado, como mostra a foto da leitora Mary Singer, de O Globo. 

No fim de semana, com cerca de 100 blocos desfilando, a operação Choque de Ordem realizada pela Secretaria Especial da Ordem Pública, com apoio de guardas municipais, prendeu 205 ‘mijões’ nas ruas. Ontem, no desfile do 'Suvaco de Cristo', no Jardim Botânico, 43 pessoas (quatro mulheres) foram para a 15ª DP (Gávea).

Nenhum comentário: