sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Malabarista com muitos anos de sinal

Por volta de 2006, um vídeo correu o mundo pela internet, propagando-se a uma velocidade viral. Em pouco mais de um mês foi visto por cerca de 20 milhões de pessoas. Nele, durante quase cinco minutos, Chris Bliss, que é comediante stand up - e também malabarista - manipulava três bolas com uma agilidade e uma energia surpreendente ao som de um medley dos Beatles. É este vídeo que você pode ver clicando AQUI .

A escolha do malabarista certamente não foi aleatória: são as três últimas músicas do último álbum dos Beatles antes da separação: “Golden Slumbers”, “Carry That Weight” e “The End”, todas de Paul McCartney, para o álbum "Abbey Road", de 1969. Este LP foi o 12º e último dos Beatles, o mais vendido do grupo, aquele da capa famosa com os Fab Four atravessando na faixa de segurança, ponto turístico de Londres onde as pessoas vão para bater fotos com a mesma pose.
E “The End” tem uma conotação especial. O título da música de Paul McCartney diz tudo: ela não só fecha Abbey Road, mas também a carreira dos Beatles como banda de rock. Foi a última canção a ser gravada pelos Beatles e a última música do disco.
Lennon disse na entrevista da revista Playboy: -"Aquilo é Paul McCartney. A frase final carrega uma filosofia cósmica que prova que quando Paul quer algo, ele consegue".
Ringo faz o único solo de bateria em toda sua carreira. Paul dividiu o solo de guitarra em três partes e deu para George e John tocarem uma parte fazendo assim uma sobreposição de solos.
"The End" era para ser a última música do disco, mas "Her Majesty" acabou entrando de gaiata (23 segundos de duração). A seqüência musical do malabarista está presente até hoje nos shows de Paul McCartney e a frase final ecoa como o epitáfio da banda na história da música: "And in the end / The love you take / Is equal to the love you make" ou "E no final / O amor que você recebe / É igual ao amor / Que você doa."

Veja o medley da performance do malabarista com o próprio McCartney e amigos (Mark Knopfler, Sting, Eric Clapton e Phil Collins) no famoso concerto Music for Montserrat  clique aqui

A propósito, este concerto, realizado em 15 de setembro de 1997, foi objeto de postagem neste Almanaque, onde existe um link para ver Money for Nothing outra das músicas da festa.
(fonte: internet; o vídeo foi colaboração de Augusto T.P.)

Nota explicativa: quem não entendeu o título desta postagem com certeza não vive no Rio de Janeiro, onde aprendizes de malabarista podem ser facilmente encontrados em sinais (sinaleiras, semáforos) da Zona Sul.

Fonte: Letras Traduzidas

Nenhum comentário: