quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

John Lennon stand by me

Clique ► AQUI ◄ e veja no YouTube John Lennon cantando ao vivo "Stand by Me" uma canção originalmente gravada no final de 1960 por Ben E. King e escrita por Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller. Com mais de 400 diferentes versões (entre elas a de John Lennon em 1975) "Stand by Me" está classificada no 122º lugar entre as “500 Maiores Canções de Todos os Tempos”, da lista preparada pela revista Rolling Stone's. Em 1999 foi classificada como a quarta música mais tocada no Século 20, com mais de 7 milhões de performances.

"Stand by Me" ("Conta Comigo") também é o nome de um filme americano de 1986, do gênero drama, dirigido por Rob Reiner. Obviamente, o título vem da música de mesmo nome de Ben E. King (que a toca durante os créditos finais) e é baseado no conto The Body (no Brasil, "O outono da inocência - O Corpo", presente na coletânea "As Quatro Estações"), de Stephen King.

Sinopse - Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor, recorda quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959, quando vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1.281 habitantes que para ele era o mundo inteiro. Ele e mais três amigos saem em busca do corpo de um adolescente que estava desaparecido na mata há mais de três dias e o que eles não imaginavam é que esta viagem se transformaria em uma jornada de autodescoberta que os marcaria para sempre. Uma característica curiosa do conto é que os nomes de todas as cidades citadas em “Conta comigo”, com exceção de Castle Rock (*), são homenagens a lugares reais do Maine, estado onde Stephen King viveu quando criança. Além de Dreyfuss, trabalharam em “Conta Comigo” John Cusack, Corey Feldman, Jerry O’Connel e Kiefer Sutherland. Mas quem se destacou mesmo nesse filme, interpretando um dos garotos, foi River Phoenix, que morreu de overdose em 1993, aos 23 anos.

(*) Castle Rock é uma cidade fictícia criada pelo escritor, que a usou em vários de seus contos. Em 1987, em função do sucesso de Conta Comigo (o filme foi indicado ao Oscar de "melhor roteiro adaptado"), Reiner e seus sócios batizaram como "Castle Rock" a sua produtora de filmes para cinema e televisão, atualmente uma subsidiária da Warner Bros. Entertainment que, por sua vez, é uma unidade do grupo Time Warner.

Em 1989 River interpretou o jovem Indiana em “Indiana Jones e a Última Cruzada”, escolhido pelo próprio Harrison Ford, depois de trabalhar com ele em “A Costa do Mosquito”, que dizia que o ator era a cara dele quando criança. Em 1992, antes de sua morte, foi homenageado pelo cantor Milton Nascimento, que escreveu uma canção chamada "River Phoenix", pois o brasileiro havia ficado muito impressionado com o desempenho de River em Conta Comigo, tendo decidido escrever a música em reverência ao seu talento. Quando soube, River veio ao Brasil e passou alguns dias na casa de Milton Nascimento. (fonte: Wikipedia e outras).

Clique ► AQUI ◄ e ouça Milton Nascimento no YouTube cantando a citada música com imagens editadas. É, Milton também tem o seu Leãozinho...

Nenhum comentário: