sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Eletrotango, tango eletrônico, neotango, technotango...

Os puristas ficam arrepiados só de pensar em algo diferente do tango tradicional como, por exemplo, “Por una cabeza" com Carlos Gardel. Mas os elementos eletrônicos invadiram de vez a área do bandoneón e fica difícil não aceitá-los. Ouça-os e tire as suas próprias conclusões. Eu fico com todos,  mas Gardel é imbatível...

Bajofondo ou Bajofondo Tango Club
É um grupo formado por vários músicos contemporâneos argentinos e uruguaios. Este grupo aproxima-se de outros projetos de tango eletrônico, como o Gotan Project. Ficou conhecido no Brasil com a novela A Favorita que tinha como trilha de abertura a música do grupo Pa'Bailar.

Para ver no YouTube, clique em  Los tangueros

Gotan Project
É um grupo musical formado em Paris, em 1999, constituído pelos músicos Philippe Cohen Solal (francês), Eduardo Makaroff (argentino) e Christoph H. Müller (suíço). O álbum La Revancha del Tango foi lançado em 2001. A sua música insere-se no estilo do Tango, mas com elementos eletrônicos. O nome do trio vem da inversão das sílabas da palavra 'tango', seguindo o costume do lunfardo, a gíria buenairense, de pronunciar as palavras "al revés", ou seja, de trás para a frente. No Brasil, o sucesso veio mesmo com o single Epoca, tema de Bárbara, na novela 'Da Cor do Pecado', que foi exibida em 2004 pela Rede Globo.

Para ver no YouTube, clique em O último tango em Paris

Tanghetto
Formado em 2000, é um grupo argentino de tango eletrônico, ou como eles preferem, de neotango. Seu primeiro álbum, Emigrante, é de 2003. Sua música é uma fusão do novo tango de Buenos Aires (gênero iniciado por Astor Piazzolla), com música eletrônica, jazz e outros elementos musicais.

Para ver no YouTube, ao vivo em Buenos Aires, clique em  O desejo

Carlos Gardel
Carlos Gardel (1890 - 1935) foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade, uns dizem que vindo de Tacuarembó, no Uruguai, outros de Toulouse, na França. Gardel era esquivo sobre o tema e quando indagado dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade”. Morreu num desastre de avião durante uma turnê em Medellín, na Colômbia. Cantor e ator celebrado em toda a América Latina pela divulgação do tango, começou como cantor ainda jovem com o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina, vindo a tornar-se conhecido a partir de "Mi noche triste", em 1917.

“Por uma cabeça” [de um cavalo]" é um tango composto em 1935 com música de Gardel e letra de Alfredo Le Pera. A letra conta a história de um apostador compulsivo em corridas de cavalo que compara seu vício pelos cavalos com sua atração por mulheres. A música foi interpretada por numerosas orquestras de tango e desde a virada do século passou a aparecer mais freqüentemente em filmes e na televisão - não apenas pela sua indiscutível qualidade - mas também pelo término do prazo dos direitos autorais, que passaram para domínio público depois do aniversário de 50 anos da morte de Le Pera e Gardel. Por exemplo, ela connsta da trilha sonora de A lista de Schindler, Perfume de mulher, True Lies e Os Doze Macacos.

Para ver no YouTube Gardel em trecho de filme, clique em Por una cabeza, Gardel
Para ver no YouTube uma versão instrumental, clique em  Por una cabeza, The Rococo Quartet
Fonte: diversas internet

Nenhum comentário: