quinta-feira, 26 de maio de 2011

Batom no espelho

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: uma turma de meninas, de 12 anos, que usava batom, todos os dias beijava o espelho para remover o excesso. O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha que fazer um esforço enorme para retirar o batom do espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom.
Um dia, o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que estava sendo muito difícil remover todos os dias aquelas marcas que elas deixavam. Deu conselhos em forma de palestra que durou mais de 40 minutos. No dia seguinte, as marcas de batom no banheiro reapareceram.
No outro dia, o diretor novamente juntou o bando de meninas e, desta vez, levou consigo o zelador ao banheiro, e pediu-lhe para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador (com luvas nas mãos) imediatamente pegou um pano, mergulhou-o no vaso sanitário e passou no espelho. As marcas nunca mais apareceram. Moral da história: Há professores e há educadores... Comunicar é sempre um desafio! Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar o resultado desejado. (Colaboração de Paula C.K.P.)

Nenhum comentário: