terça-feira, 31 de maio de 2011

Impactos fatais

Quem dispuser de tempo - se não dispuser arranje -, e veja o documentário “Impactos Fatais”, que mostra a ação “civilizatória” dos piedosos europeus no afã de salvar das trevas os povos não brancos. Uma verdadeira aula de eugenia. Como você poderá constatar, os nazistas não começaram nada, apenas deram continuidade e sofisticaram o método que teve início com a Guerra Negra (o genocídio dos aborígenes da Tasmânia), por volta de 1820, e foi empregado depois na Índia e na Namíbia. O buraco é muito mais embaixo.

Como parte da comemoração do bicentenário da Lei de Abolição ao Tráfico de Escravos (1807), a BBC 4, dentro da chamada “Abolition Season”, exibiu uma série composta por três episódios, independentes entre si, abordando a história e os aspectos do racismo pelo mundo. São eles: “O Poder do Dinheiro”, “Impactos Fatais” e “Um Legado Selvagem”.

Impactos Fatais (Racism: A History)

É a mais superficial das diferenças humanas, tem apenas a profundidade da pele. No entanto, como construção ideológica, a ideia de raça impulsionou guerras, influenciou a política e definiu a economia mundial por mais de cinco séculos.

O programa aborda as teorias raciais desenvolvidas na era vitoriana, a eugenia, o darwinismo social e o racismo científico, desenvolvendo a narrativa a partir da descoberta dos restos mortais encontrados no deserto da Namíbia pertencentes às primeiras vítimas do que ficaria conhecido como campo de concentração, 30 anos antes de o nazismo chegar ao poder na Alemanha.

Tais teorias levaram ao desenvolvimento da eugenia e das políticas raciais nazistas.

O documentário sustenta que os genocídios coloniais, o campo de morte da ilha de Shark, a destruição dos aborígenes tasmanianos e os 30 milhões de indianos vítimas da fome, foram apagados da história da Europa, e que a perda desta memória encoraja a crença de que a violência nazista foi uma aberração na história daquele continente. Mas que, assim como os ossos ressurgidos no deserto da Namíbia, esta história se recusa a ficar enterrada para sempre.

Ficha Técnica: Título Original: “Racism: A History” (Part 2). País de Origem: Inglaterra. Gênero: Documentário. Tempo de Duração: 60 minutos. Ano de Lançamento: 2007. Estúdio/Distrib.: BBC Four. Direção: Paul Tickell

Veja no YouTube clicando aqui embaixo

Nenhum comentário: