sexta-feira, 20 de maio de 2011

A importância de conhecer o cliente e o mercado

Um dos mais bem sucedidos vendedores de Coca-Cola nos Estados Unidos volta de uma frustrada temporada comercial em Israel.

Seu amigo lhe pergunta: - Por que você não conseguiu ter sucesso com os israelenses?

O vendedor lhe disse: - Quando eu fui designado para o Oriente Médio, eu estava confiante de que conseguiria vender muito bem nas áreas rurais. Mas havia um problema, eu não sei falar hebraico. Então, pensei em criar um outdoor com uma sequência fotográfica de três imagens para transmitir a nossa mensagem de vendas.

Imagem 1: um homem caído na areia do deserto... totalmente exausto, a ponto de desmaiar.
Imagem 2: o homem bebe Coca-Cola.
Imagem 3: nosso homem, agora completamente recuperado.

Então, mandei afixar o outdoor em todos os lugares.

- Bem - diz-lhe o amigo - parece-me que isso deveria ter funcionado muito bem!

O vendedor respondeu: - Eu só não sabia que os israelenses lêem da direita pra esquerda!!!
(Colaboração de Joel S.J.)

Um comentário:

Unknown disse...

Trabalho com vendas no Brasil e no exterior, sempre uso esta máxima que um dia li da coca cola, pois o mais importante que bater metas é conhecer o teu cliente!! 🇧🇷🇮🇹👏🏻👏🏻