sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dieta do Pará

O Pará vai ficar magrinho - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (5.mai.11) a realização dos plebiscitos para decidir sobre a criação dos Estados de Tapajós e Carajás. O texto do Projeto de Decreto Legislativo nº 731/2000, que trata do plebiscito do Tapajós, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), vai voltar para ratificação do plenário do Senado, já que houve mudança no texto original. A proposta sobre o Carajás já vai direto para promulgação da presidente Dilma Rousseff. Nas duas propostas aprovadas foi inserido um item que estabelece o prazo de seis meses após a aprovação dos projetos para a realização dos plebiscitos, que deverão ser realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em um único dia. Custo previsto: R$ 8,5 milhões.

O movimento separatista baseia-se muito nas experiências de Goiás e Mato Grosso, que conseguiram progredir socioeconomicamente, segundo Josenir Gonçalves Nascimento, secretário executivo da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás. O chefe da Casa Civil do governo, Zenaldo Coutinho, preferiu não dar entrevista, mas reforçou, por sua assessoria, que continua contra o processo de divisão do Pará.

Números (conforme informações da Agência Pará):
  1. 90% da população do oeste do Pará apoia a criação do Estado do Tapajós, segundo pesquisa realizada pela UFPA em 2010;
  2. 60% dos eleitores do sul e sudeste do Pará apoiam a criação do Estado do Carajás;
  3. 66 municípios deixarão de fazer parte do Pará caso os dois novos estados sejam criados;
  4. 24% do território paraense ou 951.085,80 km² do território do Pará seriam absorvidos pelo Estado de Carajás.
Estado de Tapajós, capital Santarém - Caso seja aprovado, vinte e sete municípios deverão fazer parte da futura unidade da Federação, na região oeste do atual Estado do Pará, com população total de 1,1 milhão de habitantes, com área territorial de 718.138: Alenquer, Almeirim, Altamira, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Porto de Moz, Prainha, Rurópolis, Santarém, Sousel, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.
  
Estado de Carajás, capital Marabá - O Estado do Carajás, caso seja aprovado, terá 289.799 km² de área, um terço do atual estado do Pará. Abrangerá 39 municípios que hoje pertencem ao Pará: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Anapú, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Dom Elizeu, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Pacajá, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Felix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.

Nenhum comentário: