sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Brasileirinho por Yo-Yo Ma & amigos

No vídeo no YouTube, 'Brasileirinho', interpretado por Yo-Yo-Ma (violoncelo), Paquito D'Rivera (clarineta), Sergio e Odair Assad, o Duo Assad (guitarras), Nilson Matta (baixo), Kathryn Stott (piano) e Rosa Passos (caxixi). Esta música faz parte do álbum 'Obrigado Brazil' (2003) e na lista do disco consta também o clássico 'Chega de Saudade'.
Veja 'Brasileirinho' -  http://www.youtube.com/watch?v=Hs7REKDNxKw&feature=fvst
Veja 'Chega de Saudade' - http://www.youtube.com/watch?v=RiVo4sbLV8o&feature=related

‘Brasileirinho’ é um choro composto em 1947 por Waldir Azevedo (1923-1980), músico e compositor carioca, mestre do cavaquinho. É considerado o maior sucesso da história do gênero. Foi gravado por Carmen Miranda e, mais tarde, por músicos de todo o mundo. Azevedo é responsável pela introdução do cavaquinho como um instrumento solista, posto que, até então, ele só era executado como acompanhante de grupos musicais.

Yo-Yo Ma, violoncelista, mora nos Estados Unidos desde os 6 anos, mas nasceu na França numa família de origem chinesa com forte influência musical. Sua mãe, Marina Lu, era cantora, e seu pai, Hiao-Tsiun Ma, maestro e compositor. Ma começou estudando violino e depois viola, antes de se interessar pelo violoncelo, instrumento que começou a manipular aos quatro anos de idade, com seu pai. Ma foi uma criança prodígio, tendo aparecido na televisão norte-americana com oito anos de idade, em um concerto regido por Leonard Bernstein.

Yo-Yo Ma é habitualmente citado pela crítica como o "o mais onívoro de todos os celistas" e de fato possui um repertorio muito mais eclético do que é esperado para um instrumentista erudito. Ma já apresentou e gravou inúmeras peças de música barroca e de outras escolas da música clássica, em instrumentos de época ou modernos. Compõem também seu repertório peças de música tradicional e popular, como por exemplo a trilha sonora do filme 'O tigre e o dragão'. Tangos argentinos de Astor Piazzola, música brasileira, e a partitura minimalista de Philip Glass para Naqoyqatsi. (transcrito de Wikipedia) Colaboração de João B.S.

E não deixe de ouvir, na página oficial de Yo-Yo Ma, do novo álbum de Carlos Santana, a interpretação de Santana, Yo-Yo Ma e India.Arie para o clássico de George Harrison 'While my guitar gently weeps' (Enquanto Minha Guitarra Gentilmente Chora).
http://www.yo-yoma.com/

Nenhum comentário: