segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Campus de Ciências Marinhas do Postech, na Coreia do Sul

O meio acadêmico prima também pela inovação, avanço tecnológico e cultura (ou assim esperamos que seja). Tudo se tornaria, então, perfeito se o estudo transcorresse num campus de sonho pensado ao pormenor para os estudantes. A empresa de arquitetura SmithGroup tornou esse sonho realidade quando ganhou o concurso para o novo campus de Ciências Marinhas do Pohang Institute of Science and Technology (Postech), em Uljin, na Coreia do Sul.

Projetado como uma onda - "uma forma natural, quer em terra, quer no mar" é o conceito - o design do campus aproveita a beleza natural do local, dispersando os estudantes pelo campus e juntando o artificial às características geológicas do local escolhido. O novo espaço para os estudos marinhos inclui salas de aula, edifícios de pesquisa, residências para os estudantes e administração central. Localizado a 50 milhas do campus central e com 300 mil metros quadrados, vai estar numa zona montanhosa da costa leste do país, ao lado do mar.



Desenhados para serem construidos na encosta da montanha, os edifícios vão deixar o vale a descoberto, preservando o seu valor ecológico: esta última parte será aproveitada para um parque com caminhos, zonas verdes e áreas de recreação. Por exemplo, na parte ocidental do espaço, o antigo reservatório para a agricultura vai ser transformado num lago abastecido com a água proveniente das colinas, que percorrerá parte do campus e da zona residencial do vale. 

Outro aspecto de relevo para esta proposta que tem por base a sustentabilidade é o telhado das instalações. Composto por uma superfície contínua que liga diferentes zonas, a parte exterior será constituída por vegetação e irá moderar a luz que penetra nos edifícios para utilizar o máximo de luz natural possível. O Postech terá um anfiteatro destinado a concertos e outros eventos de entretenimento na colina ao norte, numa posição central do campus, e incorporará uma escadaria para ligar as residências ao parque do vale. Com um campus assim, quem sequer pensará em abandonar os estudos?



Veja outros projetos dos arquitetos na área de educação na página do Smith Group
Artigo postado por Diana Guerra em Obvious, na seção Arquitetura, em 25.out.10

Nenhum comentário: