terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mosaicos: uma arte milenar na era digital

A palavra mosaico tem origem na palavra grega mousein, a mesma que deu origem à palavra música, que por sua vez significa “próprio das musas”. Em outras palavras, a música é a combinação harmônica de sons e o mosaico é a combinação de representações gráficas. O mosaico é milenar. Acredita-se ter sua origem nas antigas civilizações da Mesopotâmia. Eram grandes painéis feitos de fragmentos de mármore, arenito, conchas, entre outros materiais, usados para revestir cômodos e retratar algum evento.

Guitar Master

Hoje, os mosaicos podem ser vistos em diferentes materiais, acompanhando a moda e a tecnologia – na arte digital, trabalhados em seus aspectos técnicos e nos conceituais. Deixam a fórmula clássica para aparecer como imagens fractais, sobrepostas ou formadas por outras imagens, tornando-se uma verdadeira miscelânea de informações e uma das mais expressivas formas atuais de comunicação visual.

Bubblelisa

O italiano Antônio Chiesa vive em Bergamo, Itália. Formado em Engenharia Civil, o artista trabalha com imagem digital e 3D desde o final dos anos 80 e começou a montar as suas idéias em imagens com o uso de um computador Commodore 64. O artista confessa não gostar de usar somente o software de arte digital, e tenta ir além, inserindo toques pessoais, pelo photoshop, nas fotografias. As imagens que aparecem nesta postagem são mosaicos de Chiesa, cujos motivos podem ser mais facilmente identificados se olhados à distância. Para a montagem do original são usadas pastilhas de vidro e outros materiais.

Andy the Master

Os extraordinários mosaicos de Antonio possuem um aspecto pop-art, mas isso não os limita. Podem ser admirados, à primeira vista, sem qualquer tipo de filtro ou conceito pré-estabelecido. Além de modernos, criativos e inteligentes, despertam, no mínimo, o que Antonio considera ser primordial para abrir a mente a novos conceitos: a curiosidade.

60's Scream

Os mosaicos não apenas expõem as visões de mundo do artista, como também, em fragmentos, de uma época. Sua arte é uma releitura de um tempo. Desse modo, expõe a si mesmo, e também um pouco de todos nós.
I'm Tweety

Fonte: artigo publicado em Artes e Letras, de Obvious, por Rejane Borges em 19.out.10
Para ver estes mosaicos e muitos outros de Antonio Chiesa  clique AQUI

Nenhum comentário: