quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Projetos da Cidade do Rio de Janeiro: Paineiras

Complexo das Paineiras [Estudio America] / Parque Nacional da Tijuca


O programa foi distribuído conforme as possibilidades das edificações existentes, pensando-se sempre em uma lógica de utilização integral dos espaços", diz o memorial descritivo da obra. O projeto prevê a criação de uma praça ao lado do hotel, que servirá como uma espécie de cobertura à estação de trem e aos estacionamentos subterrâneos do empreendimento, e será o acesso principal do complexo. Esta praça será transformada em um museu a céu aberto, com informações e dados ecológicos da natureza local.

Já o hotel sofrerá grandes modificações somente a partir do terceiro pavimento. No térreo estarão o saguão de recepção e os espaços de exposições do complexo. Já no subsolo ficarão os ambientes de apoio do hotel e uma única cozinha central, que atenderá tanto ao restaurante superior como à lanchonete e ao café. Os antigos apartamentos, recuperados e adaptados, ocuparão os dois mesmos pavimentos originais, de 1921.

Na antiga cobertura do hotel, porém, os arquitetos não seguirão o projeto original e construirão um novo bloco sobre o edifício, que abrigará o Centro de Convenções, com o auditório, salas de conferências e serviços correlatos. "Entre o novo e o antigo [bloco], na antiga cobertura, os apartamentos do terceiro pavimento, não constante do projeto original, foram removidos e um novo restaurante panorâmico desfruta da belíssima vista até o mar", diz o memorial.
Fonte: reprodução de página do Sindetur

Nenhum comentário: