domingo, 17 de outubro de 2010

Janis Joplin: Me & Bobby McGee

Dizem que esta é a primeira gravação de "Me & Bobby McGee" em estúdio, não editada, ainda com batepapo no início (para ouvir, clique no link abaixo). Esta canção (de Kris Kristofferson), junto com outra (Mercedes-Benz, do poeta beatnick Michael McClure), foi destaque do álbum Pearl (1971), lançado seis meses depois da morte de Janis, em 4.out.70, por overdose de heroína, quando ela estava com 27 anos.

"Me and Bobby McGee" (audio com swap de imagens)

O filme The Rose (A Rosa) é uma biografia disfarçada de Janis Joplin e a história reflete a vida dos cantores populares que sucumbiram vítimas do excesso de sucesso. O filme, de 1979, apresenta uma cantora pop fictícia, Mary Rose Foster (Bette Midler), cujo sucesso foi regado a muita bebida, drogas e sofrimento. Presa em um inferno particular, Rose pede a seu empresário, o inglês Rudge Campbell (Alan Bates) uma interrupção na sua agenda de concertos. Quando ele se recusa a atendê-la, ela procura apoio e amor nos braços de um andarilho bonitão, Rudge Campbell (Frederic Forrest), que se transforma no seu motorista e tenta salvá-la da autodestruição. Mas o vilão do filme é o empresário, acusado de não preveni-la da inevitável decadência que sua carreira teria se ela continuasse no esquema "sexo, drogas e rock'n roll". O filme conta com a participação de Harry Dean Stanton, no papel de Billy Ray.

Há tempos se fala na realização de um novo filme sobre a trajetória de Joplin. O projeto independente Gospel According To Janis vem sendo cogitado desde 2006. No portal IMDB (o maior banco de dados do cinema) consta que foi contratado um redator da revista Rolling Stone para escrever o roteiro do longa, com previsão de lançamento nos Estados Unidos em 2012.

Este filme não tem nada a ver com outro que está sendo cogitado sobre a vida de Janis, que seria dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles ('Cidade de Deus'). O diretor disse à edição brasileira da Rolling Stone que "jamais havia ouvido falar no projeto 'Gospel', mas que havia conferido um pré-roteiro, do qual não gostou e que trabalharia nele para deixá-lo nos conformes". Não há confirmação de nomes para o elenco e não se sabe quando as filmagens terão início. A conferir. (fontes: IMDB, Rolling Stone e internet).

Nenhum comentário: