sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gunsmoke

Abertura e tema musical

Gunsmoke é um marco na história da TV americana, já que foi o segundo seriado mais longo de todos os tempos (superado apenas por The Simpsons), tendo sido exibido na rede CBS de 1955 a 1975. Ao todo foram 20 temporadas, com 233 episódios de 30 minutos e mais de 400 episódios de uma hora.

Enredo - Por volta de 1860, o delegado Matt Dillon (papel de James Arness), um cowboy fictício, botava pra correr qualquer fora-da-lei que cruzasse o caminho da pequena cidade de Dodge City. Também defendia com socos e muito fogo cruzado aqueles que causassem problemas para a dona do saloom, Kitty Russell (papel de Amanda Blake). Outros personagens de destaque eram o Doutor Galen Adams (vivido por Milburn Stone) e o ajudante descuidado e caipira Festus Hagen (papel de Ken Curtis).

A série teve um 'piloto' em 1949, com o nome do protagonista como Mark Dillon. Mudou para Matt Dillon em 1952, quando se tornou regular. William Conrad foi o Matt Dillon do rádio (1952-1961). Quando o programa passou para a televisão em 1955, o ator James Arness encarnou o delegado. Na estréia, antes do primeiro episódio, houve uma pequena apresentação feita por John Wayne. James Arness continuou como o protagonista, mantendo-se no posto pelos 20 anos seguintes e em mais de 600 episódios. Conrad, que foi preterido por ser demasiadamente gordo, nos anos 70 se tornou também um astro da TV com a série do detetive 'Cannon'.

Gunsmoke foi exibido no Brasil pela TV Record até 1989. Em 1987, a CBS resolveu reunir o elenco novamente e realizar um telefilme, Gunsmoke: Return to the Dodge, sobre o reencontro de todos 12 anos depois na mesma cidade. O filme deu certo e rendeu uma boa audiência, o que fez com que a emissora produzisse mais um, em 1990: Gunsmoke: The Last Apache. A atriz Amanda Blake morreu logo após a estréia desse telefilme na rede CBS. (fonte: Wikipedia))

Nenhum comentário: