quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Projetos da Cidade do Rio de Janeiro: Porto Maravilha

O Porto Maravilha vai trazer nova vida para a região portuária da cidade. Durante muitos anos relegada a segundo plano, a região portuária do Rio de Janeiro está prestes a se transformar. Lançado em junho passado, o Projeto Porto Maravilha, união das esferas municipal, estadual e federal, além da iniciativa privada, pretende revitalizar toda a Zona Portuária da cidade, transformando-a em um pólo turístico e de investimento para empresários de vários setores. A primeira fase do projeto prevê um investimento inicial de aproximadamente R$ 350 milhões, que serão investidos, principalmente, em obras de reformulação urbanística.

O processo de revitalização do Porto do Rio segue a tendência das principais cidades ao redor do mundo, que reformularam sua região portuária. Os maiores exemplos são Puerto Madero, em Buenos Aires, e o Porto de Barcelona, na Espanha. O projeto Porto Maravilha prevê uma série de melhorias para o entorno do porto, como investimentos em iluminação pública, recuperação de patrimônios culturais, pavimentação, calçamento, drenagem e plantio de árvores.

Entre as obras já em andamento, está a nova alça de acesso rodoviário às Docas, via que pretende desafogar o trânsito na Avenida Brasil ao desviar o acesso de caminhões de carga com destino ao terminal. A demolição da alça de subida do Viaduto da Perimetral também está previsto para a primeira fase do projeto, bem como a reurbanização do histórico Morro da Conceição, marco da ocupação da cidade no século XVI. Os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo também serão beneficiados com obras e melhorias.

O Píer Mauá, porta de entrada dos turistas que chegam à cidade a bordo de transatlânticos, também trará modificações em suas instalações, que vão do armazém 1 ao 4. Sede de um dos mais importantes eventos de moda do país, o Fashion Rio, o espaço também abrigará o Museu do Amanhã. Parceria entre a Prefeitura e a Fundação Roberto Marinho, o espaço será dedicado à sustentabilidade.

Construído em 1912 e abandonado há anos, o Palácio D. João VI abrigará as futuras instalações da Pinacoteca do Rio, que, entre as inovações, terá um teleférico ligando o prédio ao Morro da Conceição. Com isso, o projeto Porto Maravilha prevê que toda a região portuária do Rio se transformará no local ideal não somente para o turismo, com a beleza da Baía de Guanabara funcionando como cenário perfeito para visitantes, mas também um pólo de investimentos que agregará lazer e negócios, trazendo inúmeros benefícios para a cidade.
Fonte: reprodução da home page do Porto Maravilha; imagem de O Globo, edição de 27.out.10.

Veja o projeto no YouTube: ►Porto Maravilha◄

Nenhum comentário: