quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Big Nose George, o homem que virou um par de sapatos

Leia a espantosa história - ainda não filmada - de Jorge Narigão (Big Nose George Parrott), um ladrão de gado no Velho Oeste que se tornou notável por ter sido transformado em um par de sapatos após sua morte, há 132 anos. Achou um absurdo? Tem mais: John Eugene Osborne usou os sapatos em seu baile de posse após eleger-se o primeiro governador Democrata de Wyoming... Atualmente os sapatos encontram-se em exibição no Museu do Condado de Carbon, em Rawlins, Wyoming, juntamente com o crânio e a máscara mortuária de Parrott. A corrente utilizada durante o enforcamento do fora-da-lei, assim como a tampa craniana, estão em exibição no Museu da Estrada de Ferro Union Pacific em Omaha, Nebraska.

O crime - Em agosto de 1878, Parrott e sua gangue assassinaram dois oficiais da lei — o xerife Robert Widdowfield, de Wyoming e o detetive Tip Vincent, da Union Pacific — enquanto tentavam escapar depois de um assalto a trem mal-sucedido. Widdowfield e Vincent foram designados para rastrear a gangue de Parrott após a tentativa de roubo ocorrida em um local isolado da linha férrea, próximo ao Rio Medicine Bow. Os oficiais perseguiram os bandoleiros até um campo no Desfiladeiro Rattlesnake, nas cercanias de Elk Mountain, mas acabaram sendo avistados por um olheiro da gangue.

Os salteadores apagaram então sua fogueira e esconderam-se em um arbusto mas, quando Widdowfield chegou ao local, percebeu que as cinzas do fogo ainda estavam quentes. O bando então disparou suas armas, atingindo o xerife no rosto. Vincent tentou fugir, mas foi alvejado antes de conseguir deixar o desfiladeiro. Os criminosos roubaram as armas dos mortos, assim como um de seus cavalos, antes de esconder os corpos e fugir da região. O assassinato foi rapidamente descoberto e uma recompensa de dez mil dólares oferecida pela "apreensão dos assassinos", remuneração mais tarde aumentada para vinte mil dólares.

Prisão e morte - Apesar do bando ter conseguido escapar, Parrott e seu braço direito, Charlie Burris (vulgo "Dutch Charley"), foram capturados em Montana em 1880, depois de ficarem bêbados e gabarem-se do crime. Após julgamento, Parrott foi sentenciado à morte por enforcamento em 2 de abril de 1881, mas tentou escapar enquanto estava detido em uma cadeia de Rawlins, Wyoming.

Quando a notícia da tentativa de fuga chegou aos habitantes de Rawlins, um grupo de 200 linchadores o arrancou de sua cela sob a mira de armas de fogo e o pendurou pelo pescoço em um poste telegráfico. Charlie Burris sofreu um linchamento similar pouco tempo depois de sua captura. Enquanto era transportado de trem para Rawlins, moradores locais o encontraram escondido no compartimento de bagagens, enforcando-o na viga transversal do poste telegráfico mais próximo.


Experimento médico - Os médicos Thomas Maghee e John Eugene Osborne apossaram-se então do corpo de Parrott, com a intenção de estudar o cérebro do bandido à procura de sinais de criminalidade. O topo do crânio de Parrott foi serrado de forma bruta durante o procedimento e a tampa presenteada à Lilian Heath, assistente de Maghee, então com 15 anos de idade. Heath tornar-se-ia a primeira mulher a exercer a medicina em Wyoming, ficando conhecida também por utilizar a tampa craniana como cinzeiro, porta-canetas e calço de porta. Uma máscara mortuária foi criada a partir do rosto de Parrott, e a pele de suas coxas e tórax removidas.

A pele, acompanhada dos mamilos do morto, foi enviada para um curtume em Denver, sendo transformada em um par de sapatos e uma valise de médico. Os itens macabros foram mantidos por Osborne, que usou os sapatos em seu baile de posse após eleger-se o primeiro governador Democrata de Wyoming. Enquanto os experimentos prosseguiam, o corpo desmembrado de Parrott foi guardado em um barril de uísque preenchido com uma solução salina por aproximadamente um ano, até ser enterrado em um jardim nos fundos do escritório de Maghee. A valise fabricada a partir de sua pele jamais foi encontrada.

Ressurgimento - A história de Big Nose George foi sendo esquecida com o passar do tempo, até que em 11 de maio de 1950 operários que trabalhavam nas obras do Banco Nacional de Rawlins na rua Cedar desencavaram um barril de uísque cheio de ossos. Dentro do barril estava um crânio com o topo serrado, uma garrafa de conserva vegetal e os sapatos que teriam sido feitos a partir da coxa de Parrott.

A doutora Lilian Heath Nelson ► veja biografia aqui ◄, então uma octogenária, foi contactada, e a tampa craniana enviada ao local. Descobriu-se que ela encaixava-se perfeitamente ao crânio; um exame de DNA posteriormente comprovou que aqueles eram realmente os restos mortais do criminoso. (Fonte: transcrição de Wikipedia)

Shoes Made From Big Nose George
Address: 904 W Walnut St., Rawlins, WY
Directions: At the Carbon County Museum. I-80 exit 211. Turn east onto Spruce St and drive one mile. Turn left onto 9th St., two blocks to Walnut St. The Museum will be on the left corner.
Hours: Tu-F 10 am - 6 pm, Sa 1-5 pm; off-season Tu-Sa 1-5 pm. (Call to verify)
Phone: 307-328-2740

Nenhum comentário: