terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Reconstrução é força de vontade

A 95 quilômetros de Melbourne, na Austrália, numa pequena cidade chamada Marysville, encontra-se um original jardim inserido na floresta tropical. O que o torna peculiar não é apenas estar situado em uma área urbana mas sobretudo a enorme quantidade de esculturas que se encontram disseminadas por todo o lado. O autor das esculturas e também proprietário do jardim é Bruno Torfs, um artista sul-americano que se radicou na Austrália há alguns anos.

 Ao todo são mais de uma centena de figuras de terracota com formas de crianças, duendes, sereias, animais fantásticos e outros seres fabulosos que parecem saídos de um conto de fadas e que se fundem com o ambiente como se ali fosse a sua casa.

Quer dizer, eram mais de cem figuras de terracota... Infelizmente, o incêndio florestal de fevereiro de 2009 destruiu todo o trabalho de Bruno, que saiu ileso da catástrofe, junto com sua família.
 Bruno resolveu encarar o desafio da reconstrução e nestes dois anos tem trabalhado duro.
Atualmente, o jardim está como na foto abaixo, aos poucos voltando ao que era. Aqui no Rio de Janeiro também precisaremos ter força de vontade para reconstruir o que foi devastado pelas águas, com certeza aproveitando os ensinamentos da Natureza, preservando áreas que nunca deveriam ter sido ocupadas de forma permanente. Se houver vontade política (não dos 'políticos', mas a que emana do povo) talvez tenhamos no futuro belos parques florestais na Região Serrana para passear e acampar, no lugar do aglomerado urbano inconsequente de hoje. Infelizmente - e neste caso os 'políticos' tem tudo a ver - o preço de aprender a conviver com a Natureza é muito alto, vai superar os mil mortos.
Veja na internet a página de ► Bruno ◄

Nenhum comentário: