sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

José González

Veja o que a Last.fm diz de José González: nascido e criado em Gotemburgo, Suécia, Gonzalez é filho de argentinos, canta em inglês e sua música lembra o que seria um folk à Nick Drake com João Gilberto. Suas influências contemporâneas são Elliott Smith, Joe Pernice e Kings Of Convenience, mas sua voz traz lembranças de cantores clássicos da história da música pop como Mark Eitzel e Mark Kozeleck. Seu primeiro disco, 'Veneer', foi editado na Suécia em 2003, mas o sucesso na Escandinávia demorou dois anos para chegar ao resto da Europa. Entretanto, quando chegou, 'Veneer' conquistou um contrato com a editora britânica Parasol e o terceiro lugar dos mais vendidos na Inglaterra.

A beleza que José González imprimiu na sua versão de “Heartbeats” – originalmente de The Knife, outra banda sueca - é uma prova da sua rica e diversificada habilidade musical. E foi exatamente essa beleza com tom de novidade que atraiu a Sony quando estava desenvolvendo o comercial de sua nova televisão BRAVIA. Com esse comercial, além de ganhar o mercado americano e o japonês, González chamou atenção dos espertinhos produtores da série americana The O.C. que fecharam uma temporada ao som de “Crosses”.

A história de José González é rara no atual mundo da música pop. Um artista resistindo os vícios da cultura pop para criar algo único e intimista. E ainda assim, consegue ser reconhecido pelas instituições que carregam uma grande bagagem desses vícios. Recentemente, Gonzalez foi indicado ao Grammy por sua participação no brilhante álbum do Zero 7, “The Garden”, na categoria de Melhor Música Eletrônica. Na Suécia, recebeu das mãos do Ministro do Comercio Exterior Sten Tolgfors o prêmio de Música de Exportação do Governo Sueco na edição local do Grammy 2007.

Veja José González no YouTube cantando
♫ Heartbeats ♪      ♪ How low ♫      ♫ Killing for love ♪      ♪ Down the line ♫ 


Heartbeats (Batimentos do coração)

Uma noite para ser confundido
Uma noite para acelerar a verdade
Nós tinhamos que pagar uma promessa
Quatro mãos e então a separação

Ambos sob influencia,
Tínhamos sensibilidade divina
Para saber o que falar
Mentes como lâminas

Para chamar as mãos de cima,
Ajoelhando-se
Pode não ser bom suficiente
Para mim, não.

Uma noite de mágica pressa
O início do simples toque
Uma noite para empurrar e gritar
E então, alívio

Dez dias de sinfonia perfeita
As cores vermelha e azul
Tínhamos uma promessa feita
Estávamos apaixonados

Para chamar as mãos de cima,
Ajoelhando-se
Pode não ser bom suficiente
Para mim, não. (2x)

E você, você sabia que a mão do diabo
E você, nos manteve despertos com dentes de lobos
Partilhando batimentos do coração
Em uma noite

Para chamar as mãos de cima,
Ajoelhando-se
Pode não ser bom suficiente
Para mim, não. (2x)

Nenhum comentário: