sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Concurso de fotomicrografias da Nikon

A foto acima, do cientista Jonas King, mostra o coração do mosquito da malária e foi a vencedora em 2010 da 33ª edição anual do concurso de fotomicrografias da Nikon (Nikon's Small World Photomicrography Competition). O impacto mundial da malária ainda é um problema, particularmente nos países em desenvolvimento. A investigação está em curso para estudar os portadores de malária, os mosquitos, e como eles carregam e transmitem a doença e outros patógenos (microorganismos patogênicos). É por isso que a imagem de Jonas King é tão importante para a comunidade das ciências da vida.

A foto do anopheles gambiae (coração do mosquito) foi capturado em 100x. Jonas trabalha na Universidade de Vanderbilt, no Hillyer Lab, que estuda as interações entre os mosquitos e seus patógenos, juntamente com os componentes salivares e como eles interagem com a resposta do hospedeiro vertebrado. Os detalhes da imagem da organização estrutural do coração do mosquito fornecem insights sobre como os mosquitos movem o sangue para todas as regiões de seus corpos. Jonas comenta: "Os mosquitos continuam sendo um dos maiores flagelos da humanidade. A malária infecta centenas de milhões de pessoas anualmente e acredita-se ter um grande impacto sobre as economias das regiões endêmicas."

Veja a galeria dos vencedores de 2010 em http://www.nikonsmallworld.com/

A data limite para a inscrição de fotomicrografias para a edição 2011 é 30 de abril. Abaixo, veja fotomicrografias de concursos anteriores:
Embrião de galinha

Asa de borboleta

 Bolha de sabão

Folha de samambaia

Nenhum comentário: