sábado, 15 de janeiro de 2011

Receita simples: carro de som salvou pessoas em Areal

O município de Areal não escapou da devastação que aconteceu em cidades vizinhas. Cerca de 30 imóveis localizados à beira-rio foram arrastados pela força das águas, as ruas foram cobertas de lama e quase mil pessoas estão desabrigadas. Mas um aviso sonoro para que os moradores deixassem suas casas pode ter sido fundamental para que a cidade não registrasse uma só morte por causa das chuvas, segundo o prefeito Laerte Calil de Freitas.

Assim que soube que uma tromba d'água arrasara São José do Vale do Rio Preto, a cerca de 40 quilômetros, o prefeito colocou um carro de som para percorrer as margens dos rios que cortam o município: - "Estava chegando à prefeitura, por volta das 10h, e soube do que aconteceu em São José. Ouvi que a enxurrada tinha arrancado uma ponte, arrastando e inundando casas. Prontamente, mandei fazer uma gravação para o carro de som. Como era um comunicado oficial, a maioria das pessoas levou a sério".

A cidade, que tem cerca de 12 mil habitantes, é cortada pelos rios Preto e Piabanha. Segundo o prefeito, a mensagem veiculada no carro de som dizia que as pessoas deviam sair das casas próximas aos rios, porque havia uma enxurrada a caminho e o nível da água subiria muito. - "Mobilizamos todas as secretarias e mandamos, além de caminhões, pessoal da prefeitura para as regiões mais baixas. De pelo menos 30 casas, conseguimos retirar móveis, utensílios e eletrodomésticos", contou Laerte. O prefeito disse que as três pessoas feridas com mais gravidade estavam numa casa que fica a cerca de 150 metros da beira do rio. O imóvel desmoronou por volta das 23h30m de quarta-feira, quando o nível da água já havia baixado. Elas foram retiradas dos escombros pelo Corpo de Bombeiros.

- "Acho que a cidade foi abençoada porque a tromba d'água chegou durante o dia. Se fosse à noite, não sei o que poderia ter acontecido. Acho que a minha iniciativa foi muito técnica. Acredito muito em Deus, mas não foi nenhuma intuição que me guiou. Recebi as informações e vi que havia a necessidade de nos precavermos", disse o prefeito de Areal. No município, os bairros mais atingidos foram Afonsina, Amazonas e Alberto Torres, onde moradores ficaram inclusive sem abastecimento de água. Os desabrigados e desalojados estão em escolas e casas de parentes. (Fonte: transcrição de O Globo.com)

Pois é, a ação rápida de gravar uma mensagem simples num CD e botar num carro para rodar pela cidade mandando as pessoas sairem das casas ribeirinhas salvou muita gente. E o Prefeito foi muito feliz em dizer que tomou uma atitude técnica, já prevenindo o fato de algum desses pastores sinistros e oportunistas começarem a dizer que foi coisa do divino. Esse cara é bom: Laerte Calil de Freitas, vamos dar força para ele.

Nenhum comentário: