Conselhos vindos d’além mar (não estranhem alguns termos; embora tenham sido “traduzidos” o sentido pode parecer estranho) para que adotemos um estilo de vida mais saudável e melhoremos os nossos hábitos alimentares. Manter bons hábitos de alimentação e exercício é muito positivo para que o nosso organismo absorva o que necessita e elimine os químicos no seu "horário".
Horários
21h00 - 23h00 - é o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação de químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.
23h00 - 1h00: o corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.
1h00 – 03h00: processo de desintoxicação do fígado, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.
3h00 – 5h00 (madrugada): desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.
5h00 – 7h00 (alvorada): desintoxicação do cólon. É a hora de ir no banheiro esvaziar o intestino.
7h00 – 9h00 (manhã cedo): absorção de nutrientes no intestino delgado. É a melhor hora para tomar o desjejum. Quem estiver doente deve tomar o café-da-manhã mais cedo, antes das 6h30.
O café-da-manhã antes das 7:30 é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma. Os que não têm por hábito tomar o café-da-manhã devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre 9h00 e 10h00 em vez de ficar a manhã inteira sem comer.
Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao organismo. Além disso, deve ser considerado que de meia-noite às 4h00 é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procure dormir bem e não deite tarde.
Top five dos alimentos potencialmente causadores de câncer
1. Cachorros quentes - Porque têm alto teor em nitratos. A "Cancer Prevention Coalition" adverte que as crianças não devem comer mais de 2 salsichas por mês.
2. Carnes processadas e toucinho - Também contêm altos níveis de nitrato de sódio como as salsichas, assim como também no toucinho e outras carnes processadas aumentam o risco de doenças do coração. A gordura saturada do toucinho também é um grande colaborador na geração de câncer.
3. Donutts (donés, em Portugal)- Os donnuts são duplamente causadores de câncer . Primeiro porque são elaborados com flúor, açúcar refinado e óleo hidrogenado, depois são fritos a altas temperaturas. Os donnuts são o primeiro "alimento" de todos os que podes comer que elevará altamente o teu risco de gerar câncer.
4. Batatas fritas - Assim como os donutts, as batatas fritas são elaboradas com óleos hidrogenados e cozinhadas depois a altas temperaturas. Também contêm acrylamidas que se geram durante o processo de cozedura a altas temperaturas. Deveriam chamar-se batatas de câncer em vez de batatas fritas.
5. Biscoitos e bolachas - São geralmente elaboradas com flúor e açúcar. Até as que em suas etiquetas são orgulhosamente apresentadas como livres de gorduras transgênicas geralmente ainda as contêm, só que em quantidades menores.
Hábitos que prejudicam o cérebro (matam neurônios)
1. Não tomar o café da manhã - A pessoa que não toma o café-da-manhã tem baixo nível de açúcar no sangue. Isto gera uma quantidade insuficiente de nutrientes ao cérebro causando a sua degeneração paulatinamente.
2. Comer demais - Isto causa o endurecimento das artérias do cérebro, causando também baixa capacidade mental.
3. Fumar - Causa a diminuição do tamanho cerebral e promove também o Mal de Alzheimer.
4. Consumir altas quantidades de açúcar - O alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e outros nutrientes causando má nutrição e pode interferir no desenvolvimento do cérebro.
5. Contaminação do ar - O cérebro é o maior consumidor de oxigênio do corpo. Inalar ar contaminado diminui a sua oxigenação provocando uma diminuição da eficiência cerebral.
6. Dormir pouco - O dormir permite ao cérebro descansar. A falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células do cérebro.
7. Dormir com a cabeça coberta - Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui o oxigênio causando efeitos adversos ao nosso cérebro.
8. Fazer o cérebro trabalhar quando estamos doentes - Trabalhar e estudar quando estás doente, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, prejudica-o.
9. Falta de estimulação - Pensar é a melhor maneira de estimular o nosso cérebro e não fazê-lo provoca que o cérebro diminua o seu tamanho e portanto a sua capacidade.
10. Pratica a conversação inteligente - Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral
Causas principais que prejudicam o fígado
1. Dormir tarde e despertar tarde.
2. Não urinar pela manhã.
3. Comer demasiado.
4. Pular o café da manhã.
5. Consumir muitos medicamentos.
6. Consumir conservantes, colorantes, adoçantes artificiais.
7. Consumir óleos de cozinha não saudáveis. Reduz o mais possível o consumo de alimentos fritos mesmo quando utilizes azeites benéficos. Não consumas alimentos fritos quando estiveres cansado ou doente a menos que sejas muito magro, mas se puderes, evita-o.
8. Consumir alimentos demasiado cozidos sobrecarregam o fígado. Os vegetais devem ser comidos crus ou pouco cozidos. Se consomes vegetais fritos deves fazê-lo de uma só vez, ou seja, não deves guardá-los para consumo posterior. (colaboração de Catarina S.P.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário