quinta-feira, 14 de julho de 2011

Já nasceu a pessoa que vai viver 150 anos

Deu na Globo - O biomédico inglês, especialista em longevidade, Aubrey de Grey, disse que já nasceu a pessoa que vai chegar aos 150. O Bom Dia Brasil foi à Universidade de São Paulo conversar com Mayana Zatz, uma das maiores autoridades em genética no país. Ela diz que é provável e acredita que em dez ou vinte anos será possível, por exemplo, trocar os órgãos do corpo.

“Isso vai ser que nem ir à oficina para trocar uma peça de carro, você vai para trocar seu coração, teu fígado, ou talvez não precise nem trocar, você tira substitui por células novas e põe de volta. Nós vamos ter o coração recauchutado, fígado recauchutado, mas que funciona como um fígado novo. Então, nesse sentido, eu acho que vai aumentar muito a expectativa de vida”, afirma Mayana.

Não adianta viver mais. É preciso viver bem. Se já é possível retardar o envelhecimento do corpo, não se pode dizer o mesmo do cérebro. Afinal, como mantê-lo saudável com o avanço do tempo? Os cientistas ainda estão em busca de uma resposta.

A geneticista Mayana Zatz está coordenando um estudo com pessoas que chegaram ou ultrapassaram os 80 anos com boa saúde física e mental. A pesquisa é para saber o que faz essas pessoas viverem bem mesmo em idade avançada. Os resultados podem ajudar a entender e ajustar o ambiente em que vivemos para que todos possamos passar dos 100 anos de uma maneira saudável.

Sei não... O papo acima está de acordo, bem velho! Vejam o que o nosso departamento de pesquisa googleana descobriu: há 46 anos (1965) o assunto 'Viver 150 anos' já era matéria de capa da revista Manchete, numa edição em que o principal assunto foi o inacreditável casamento do costureiro Dener Pamplona de Abreu com Maria Stella Splendore, uma de suas manequins, então com 16 anos. Dener disputava às alfinetadas com Clodovil Hernandes o título de 'papa da alta costura brasileira'. Naquela época, bem diferente dos dias atuais, os caras não saiam do armário tão facilmente ☺


Nenhum comentário: