segunda-feira, 25 de julho de 2011

Túneis verdes portoalegrenses

Localizada no arborizado bairro Independência, eleita como "uma das cinco melhores ruas para se viver em Porto Alegre" (ZH, 24.nov.2004) e considerada a rua mais bonita do mundo pelo blog “A Sombra Verde”, de Portugal, a rua Gonçalo de Carvalho foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre (5.jun.2006). Faz parte de um projeto de preservação dos túneis verdes. A turma descolada que prega o carbono zero só falta se ajoelhar em frente ao corredor de árvores copadas de um e de outro lado da rua. Não sei se plantar árvores vai resolver o problema da humanidade, só sei que a rua é muito bonita e agradável de ser frequentada. E falo com conhecimento de causa, meus tios moraram durante muitos anos na parte alta da Gonçalo e eu me fartei de comer amoras no pé, em uma gigantesca amoreira que tinha nos fundos da casa, afora as tortas de amora que a minha tia fazia. Bons tempos! Fazem quase 60 anos e a rua já era assim, como nas fotos abaixo, recentes, de integrantes do blog "Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho" e a 'aérea' (tirada do alto do Hospital Moinhos de Vento), de autoria de Ricardo Stricher, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Colaboração de Renê B.)
Mas nem tudo são flores (ou folhas, no caso...). Veja o programa "Com a Câmara na Cidade" da TV Câmara de Porto Alegre ( Canal 16 da NET) sobre os “Túneis Verdes” de Porto Alegre, em especial sobre a Rua Gonçalo de Carvalho, com as participações do vereador Beto Moesch, do presidente da Associação de Amigos e Moradores do Bairro Independência, Diônio Kotz e de César Cardia, da Associação de Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, clicando  ► clique aqui  (duração +/-18min)

Um comentário:

Amigos da Rua Gonçalo disse...

Obrigado por colocar fotos da Gonçalo de Carvalho no Blog, mas apenas uma correção: A foto do Ricardo Stricher é a da rua vista de cima (tirada do Hospital Moinhos de Vento. As demais são de integrantes do Blog Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho.